domingo, 30 de junho de 2013

Fotografias e Crónica da Corrida de dia 28/06/2013 no Montijo



















  


Fotografias de Sandra Gomes

Crónica de Alexandra Oliveira
Durante a noite no Concurso de ganadarias no Montijo tivemos em praça os cavaleiros Luís Rouxinol, João Maria Branco, Miguel Moura e os forcados dos Amadores do Ribatejo, forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e os forcados Amadores do Montijo. Para enfrentar os toros das ganadarias Hds. Paulino da Cunha e Silva, Branco Núncio, José Lupi, Hds. Cunhal Patricio, Rio Frio e F. Romão Tenório.

Além da disputa entre os troféus da melhor apresentação e bravura das ganadarias, havia ainda um troféu para melhor lide e para a melhor pega da noite.
O troféu da melhor apresentação coube ao 6º e último toiro da noite, lidado por Miguel Moura da ganadaria F. Romão Tenório, e para que tinha mais bravura coube ao 1º toiro da noite, lidado por Luís Rouxinol da ganadaria Hds. Paulino da Cunha e Silva.
O troféu da melhor lide coube ao cavaleiro Miguel Moura no último toiro da noite e o troféu da melhor pega coube a João Machacaz no primeiro toiro da noite.

Antes do início das cortesias, guardou-se um minuto de silêncio em memória de José Maria Cortes, falecido ontem no Hospital de Santa Maria.

Luís Rouxinol que abriu praça coube-lhe em sorte um toiro da ganadaria Hds. Paulino da Cunha e Silva que era cumpridor, onde Rouxinol soube tirar bom proveito. Esteve bem nos compridos, e nos curtos este num bom plano, terminando com um par de bandarilhas e um palmo com boa nota. Luís Rouxinol no seu segundo toiro da ganadaria Hds. Cunhal Patricio, não escutou música, tentou fazer sorte gaiola mas o toiro assim não o permitiu, saindo dos currais manso, mais tarde caindo em tábuas  mas mesmo assim o cavaleiro de Pegões conseguiu ultra-passar  os obstáculos que crio o toiro da ganadaria Hds. Cunhal Patricio, não dando assim a volta a arena com o forcado dos Amadores do Ribatejo.

João Maria Branco segundo cavaleiro abrir praça, onde lhe coube em sorte um toiro da ganadaria Branco Núncio que se deixou lidar. João Maria Branco teve uma lide regular, tentou uma brega a duas pistas mas onde não teve muita correspondência do toiro que lhe calhou em sorte, no penúltimo ferro  teve um impacto de uma batida ao pintón contrário, o último ferro foi a pedido do público onde o cravou com boa nota. João Maria Branco no seu segundo oponente que pertencia a ganadaria Rio Frio, também não escutou música, onde pôde só colocar a ferragem da ordem  de uma forma regular, não dando assim a volta a arena com o forcado da Tertúlia Tauromáquica do Montijo.

Por último Miguel Moura, que no seu primeiro oponente que pertencia a ganadaria de Samuel Lupi, deixou dois compridos de boa nota, citou de largo e espetou vários ferros com batida ao pintón contrário, terminando com um ferro de palmo de bom nível.
No seu segundo oponente que pertencia a ganadaria F. Romão Tenório. O oponente era colaborante suficiente para que deixa-se Miguel Moura ser o máximo triunfador da corrida. Miguel neste seu oponente pós o publico de pé e maravilhados com as mordidelas com o seu cavalo " Descarado".

A primeira pega da noite esteve a cargo do cabo do grupo de forcados dos Amadores do Ribatejo ( João Machacaz ), brincou a pega ao nosso amigo e cabo falecido Cortes. João Machacaz pediu ao grupo que saísse e sozinho aguento duas grandes tentativas!

A segunda pega da noite esteve a cargo do Rodrigo Carrilho do grupo de forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, onde só foi concretizada a terceira tentativa. Brindou a pega ao nosso amigo e cao falecido Cortes.

A terceira pega da noite esteve a cargo do Ricardo Parraxo do grupo de forcados Amadores do Montijo, onde foi concretizada a segunda tentativa.

A quarta pega da noite esteve a cargo do Mário Gonçalves do grupo de forcados de Amadores do Ribatejo, onde foi concretizada a primeira tentativa.

A quinta pega da noite esteve a cargo do Luís Carrilho do grupo de forcados da  Tertúlia Tauromáquica do Montijo, onde foi concretizada a primeira tentativa.

A sexta e última pega da noite esteve a cargo do Hélio Lopes do grupo de forcados Amadores do Montijo, onde foi concretizada de uma boa forma a primeira tentativa.


Sem comentários:

Enviar um comentário