domingo, 18 de agosto de 2013

Grandiosa Corrida Tv é no Campo Pequeno ja esta Quinta Feira

XLIX Corrida TV”
Para a corrida mais antiga do calendário taurino português, a “Corrida TV”, que este ano atinge a sua quadragésima-nona edição, estarão quinta-feira, dia 22, na arena do Campo Pequeno, três jovens cavaleiros tauromáquicos, pelos quais passa a continuidade da multissecular Arte de Marialva”: João Moura Caetano, João Ribeiro Telles Jr. e João Maria Branco. Moura Caetano e Telles Jr., apesar de jovens, constituem já duas certezas no panorama do toureio equestre nacional e internacional. Quanto a João Maria Branco, que tomou alternativa no início desta temporada, no Campo Pequeno, revela um crescimento artístico notável, constituindo uma das grandes esperanças da nova vaga de cavaleiros tauromáquicos portugueses.
As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados amadores de Alcochete e do Aposento da Moita, capitaneados respectivamente por Vasco Pinto e José Pedro Pires da Costa, .dois dos mais categorizados grupos da actualidade, que são presença habitual nos grandes acontecimentos tauromáquicos. Os Amadores do Aposento da Moita virão a esta corrida com a memória do grave acidente sofrido há um ano, na “XLVIII Corrida TV”, pelo seu companheiro Nuno Carvalho “Mata”, em consequência do qual ficou tetraplégico.
Serão lidados seis preciosos toiros de Maria Guiomar Cortes Moura, ganadaria de encaste Murube-Urquijo, procedente da ganadaria de Irmãos Moura. Estreou-se em Setembro de 1963, em Portalegre.

Cronica e Fotografias da corrida de Alcochete de dia 15









































































































Hoje Quinta –Feira dia 15 de Agosto a praça de touros de Alcochete abriu mais uma vez portas para a última corrida da Feira do Barrete Verde e das Salinas 2013.Uma corrida onde estiveram João Moura,Rui Salvador,João Maria Branco e Jacobo Botero .Lidaram se toiros da Ganadaria Condensa Sobral. As pegas estiveram a cargo dos Grupos de Santarém capitaneado por Diogo Sepulveda e o Aposento do Barrete Verde capitaneado por João Salvação. Mas passemos a corrida.

João Moura  foi o primeiro a entrar em praça calhou lhe em sorte um toiro pouco colaborante mas o cavaleiro de Monforte soube lhe dar a volta. Citando de praça a praça , sempre a dar primazia ao seu oponente.No segundo da noite o Maestro de Monforte fez uma lide agradável de se ver .
Rui Salvador foi o segundo a entrar em praça onde teve uma lide correcta ,com uma brega bonita, citando de praça a praça, na ferragem curta o toiro já não estava  colaborante e o cavaleiro sofreu alguns toques na montada mas sobe dar a volta com a sua experiência. No seu segundo o cavaleiro andou bem  uma lide interessante com bonitos adornos.

João Maria Branco foi o terceiro a entrar a em praça , recebeu o toiro a sorte gaiola, uma lide bem desenhada citando de praça a praça , nos ferros curtos esteve bem com adornos bonitos e uma boa brega. No seu segundo da noite João Maria Branco nos ferros compridos deu primazia ao seu oponente, nos curtos pisou terrenos , com uma boa brega levando alegria as bancadas.
Jacobo Botero foi o Quarto a entrar em praça nos ferros compridos bons com algumas passagens em falso, mas nos ferros curtos veio para mostrar o que já nos tinha mostrado no Campo Pequeno,uma boa brega,com bonito adorno levando a emoção as bancadas de Alcochete.
Forcados de Santarém foram chamados a pegar
1º Pega Diogo Sepulveda  uma pega rija com alguns derrotes e onde o grupo de fechou bem
2º  Pega do Grupo de Santarém foi chamado António Jesus, que citou ,e o toiro arrancou com  violência concretizando assim uma grande pega.
3º Pega da João Freire Vaz o jovem forcado teve uma viagem tranquila na córnea do toiro , onde o grupo fechou se bem.

Pelo o Grupo do Aposento de Alcochete foram chamados
1º Rui Gomes a primeira tentativa , uma grande pega
2º Leandro Bravo que depois de 4º tentativas falhadas, o cabo decidiu chamar então assim Diogo Amaro que citou e o touro veio e o jovem  mostrou mais uma vez  o Bom forcado que é.
3º Pega do grupo de Alcochete foi a cara o forcado César Nunes que  pegou a primeira tentativa, com o grupo a fechar se bem

E foi assim a Ultima corrida da feira de Alcochete…