domingo, 30 de junho de 2013

Fotografias e Crónica da Corrida de dia 28/06/2013 no Montijo



















  


Fotografias de Sandra Gomes

Crónica de Alexandra Oliveira
Durante a noite no Concurso de ganadarias no Montijo tivemos em praça os cavaleiros Luís Rouxinol, João Maria Branco, Miguel Moura e os forcados dos Amadores do Ribatejo, forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e os forcados Amadores do Montijo. Para enfrentar os toros das ganadarias Hds. Paulino da Cunha e Silva, Branco Núncio, José Lupi, Hds. Cunhal Patricio, Rio Frio e F. Romão Tenório.

Além da disputa entre os troféus da melhor apresentação e bravura das ganadarias, havia ainda um troféu para melhor lide e para a melhor pega da noite.
O troféu da melhor apresentação coube ao 6º e último toiro da noite, lidado por Miguel Moura da ganadaria F. Romão Tenório, e para que tinha mais bravura coube ao 1º toiro da noite, lidado por Luís Rouxinol da ganadaria Hds. Paulino da Cunha e Silva.
O troféu da melhor lide coube ao cavaleiro Miguel Moura no último toiro da noite e o troféu da melhor pega coube a João Machacaz no primeiro toiro da noite.

Antes do início das cortesias, guardou-se um minuto de silêncio em memória de José Maria Cortes, falecido ontem no Hospital de Santa Maria.

Luís Rouxinol que abriu praça coube-lhe em sorte um toiro da ganadaria Hds. Paulino da Cunha e Silva que era cumpridor, onde Rouxinol soube tirar bom proveito. Esteve bem nos compridos, e nos curtos este num bom plano, terminando com um par de bandarilhas e um palmo com boa nota. Luís Rouxinol no seu segundo toiro da ganadaria Hds. Cunhal Patricio, não escutou música, tentou fazer sorte gaiola mas o toiro assim não o permitiu, saindo dos currais manso, mais tarde caindo em tábuas  mas mesmo assim o cavaleiro de Pegões conseguiu ultra-passar  os obstáculos que crio o toiro da ganadaria Hds. Cunhal Patricio, não dando assim a volta a arena com o forcado dos Amadores do Ribatejo.

João Maria Branco segundo cavaleiro abrir praça, onde lhe coube em sorte um toiro da ganadaria Branco Núncio que se deixou lidar. João Maria Branco teve uma lide regular, tentou uma brega a duas pistas mas onde não teve muita correspondência do toiro que lhe calhou em sorte, no penúltimo ferro  teve um impacto de uma batida ao pintón contrário, o último ferro foi a pedido do público onde o cravou com boa nota. João Maria Branco no seu segundo oponente que pertencia a ganadaria Rio Frio, também não escutou música, onde pôde só colocar a ferragem da ordem  de uma forma regular, não dando assim a volta a arena com o forcado da Tertúlia Tauromáquica do Montijo.

Por último Miguel Moura, que no seu primeiro oponente que pertencia a ganadaria de Samuel Lupi, deixou dois compridos de boa nota, citou de largo e espetou vários ferros com batida ao pintón contrário, terminando com um ferro de palmo de bom nível.
No seu segundo oponente que pertencia a ganadaria F. Romão Tenório. O oponente era colaborante suficiente para que deixa-se Miguel Moura ser o máximo triunfador da corrida. Miguel neste seu oponente pós o publico de pé e maravilhados com as mordidelas com o seu cavalo " Descarado".

A primeira pega da noite esteve a cargo do cabo do grupo de forcados dos Amadores do Ribatejo ( João Machacaz ), brincou a pega ao nosso amigo e cabo falecido Cortes. João Machacaz pediu ao grupo que saísse e sozinho aguento duas grandes tentativas!

A segunda pega da noite esteve a cargo do Rodrigo Carrilho do grupo de forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, onde só foi concretizada a terceira tentativa. Brindou a pega ao nosso amigo e cao falecido Cortes.

A terceira pega da noite esteve a cargo do Ricardo Parraxo do grupo de forcados Amadores do Montijo, onde foi concretizada a segunda tentativa.

A quarta pega da noite esteve a cargo do Mário Gonçalves do grupo de forcados de Amadores do Ribatejo, onde foi concretizada a primeira tentativa.

A quinta pega da noite esteve a cargo do Luís Carrilho do grupo de forcados da  Tertúlia Tauromáquica do Montijo, onde foi concretizada a primeira tentativa.

A sexta e última pega da noite esteve a cargo do Hélio Lopes do grupo de forcados Amadores do Montijo, onde foi concretizada de uma boa forma a primeira tentativa.


Campo Pequeno .Ninguem pode faltar


sexta-feira, 28 de junho de 2013

Local das cerimonias fúnebres de José Maria Cortes

Já está confirmado o local e os horários das cerimonias fúnebres 
Amanhã pelas 19 horas na Igreja de São João de Deus irá ser realizada uma missa de corpo presente
Domingo pelas 15 da manhã será realizada uma nova missa , seguindo corpo para o Alto de São João para ser realizado o funeral.

Fúneral do José Maria Cortes

Hoje pelas 20 horas no Instituto Superior de Agronomia em Lisboa na Tapada da Ajuda irá rezar se o terço pelo José Maria Cortes

Noticiamos também que o corpo ainda se encontra a aguardar a autopsia , a família espera que se realize a mesma amanhã para possam decorrer as cerimonias fúnebres.
O velório realizará se amanhã e o fúneral no próximo Domingo, caso o corpo seja entregue a família ou não.

Peso dos touros desta noite no Montijo

Paulino Cunha e Silva  nº 8 Pelagem Preta 500 kg
Branco Núncio nº 8 Pelagem Preta 485 kg
José Samuel Lup nº9 Pelagem Preta 505 kg
Cunhal Patrício nº 9 Pelagem Preta 525 kg
Rio Frio  nº 9 pelagem Castanha 525 kg
Francisco Romão Tenório nº9 Pelagem Preta 660 kg
Sobrero nº 9 Pelagem Preta 450 kg






Festa do Forcado Adiada

A festa do Forcado que iria decorrer no dia 30 de Junho domingo pelas 15 horas fica então assim adiada para dia 28 de Setembro

Tauromaquia esta de Luto

Informamos a todos que em decisão  a  equipa dos aficionados da tauromaquia não irá publicar muita coisa a  nao ser a  data das cerimonias fúnebres do nosso amigo José Maria Cortes.





Hoje todos os caminhos vão dar ao Montijo


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Missa em Honra do José Maria Cortes


Hoje irá decorrer por volta das 20 horas na igreja São João de Deus em Lisboa uma missa  para honrar o nosso Amigo e Companheiro José Maria Cortes.


Tauromaquia de luto. Faleceu José Maria Cortes

O mundo da tauromaquia ficou mais pobre ..Faleceu  esta manhã  o nosso amigo José Maria Cortes .A equipa dos aficionados deixa as mais sinceras  condolências a família do forcado e ao grupo de Montemor. Descansa em paz

Pêro Pinheiro


3º Grande Corrida da Adega de Pegões é no Montijo

A praça de touros do Montijo recebe Sexta - feira dia 28 de Junho pelas 22:00h a 3º Grande Corrida da Adega de Pegões .
O cartel é composto por: Luis Rouxinol,João Maria Branco e Miguel Moura onde estará em disputa o Prémio Adega de Pegões Para a Melhor Lide
Entraram em praça 3 grupos de forcados onde disputaram o Prémio para a Melhor Pega : Ribatejo capitaneado por João Machacaz, T.T.Montijo  capitaneado por Márcio Chapa e o grupo de forcados dos A.Montijo capitaneado por Ricardo Figueiredo.
Ira estar em praça 6 ganadarias onde eram disputar o o Premio Adega de Pegões  para melhor apresentação e bravura
Herd.Paulino Cunha e Silva, Branco Núncio,Engº José Samuel Lupi ,Cunhal Patricio,Rio Frio e Francisco Romão Tenório.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Évora


Novo comunicado do Grupo de Montemor - Sobre o estado de saúde de José Maria Cortes

O GFA Montemor vem, deste modo, comunicar sobre os dois seguintes pontos:

1º - Relativamente ao estado clínico do José Maria Cortes, informamos que se encontra em estado de coma, não pelo efeito de medicamentos mas devido a lesões existentes. A nível cardíaco está estável e a recuperação tem sido positiva. O seu diagnóstico continua reservado.
2º - A pedido da equipa médica, dos pais e mulher do José Maria, solicitamos veemente que não haja qualquer tentativa de contacto directo ou indirecto com o Hospital de Santa Maria com o intuito de obter informações sobre este caso. O excesso de tentativas de contacto tem inclusive prejudicado o trabalho da equipa médica, que por várias vezes nos alertou para esta situação.
Agradecemos toda a preocupação demonstrada e informamos que será por este meio que transmitiremos futuras informações sobre o estado do José Maria Cortes

Albufeira